TODO CÂNCER É HEREDITÁRIO?

Não, nem todo o câncer é hereditário. A maioria dos casos de câncer não tem uma causa hereditária e está relacionada a fatores ambientais e de estilo de vida.

Esses fatores incluem exposição a substâncias tóxicas, radiação, tabagismo, consumo excessivo de álcool, alimentação não saudável, falta de atividade física, obesidade e outros hábitos que podem afetar a saúde. Além disso, o câncer pode ser causado por mutações genéticas que ocorrem ao longo da vida, devido a erros na replicação celular, por exemplo.

Porém, em alguns casos, o câncer pode ter uma causa hereditária, ou seja, uma mutação genética que é transmitida de pais para filhos.

Essas mutações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer em algumas pessoas, mas isso não significa que todas as pessoas com essa mutação desenvolverão a doença.

É importante lembrar que a maioria das mutações genéticas hereditárias não causa câncer, e mesmo que uma pessoa tenha uma mutação genética que aumente o risco de câncer, é possível adotar medidas preventivas e de rastreamento para detectar a doença precocemente.

Por isso, é importante fazer um aconselhamento genético e discutir com um médico sobre o risco individual de câncer e a necessidade de exames de rastreamento.

Ref.:
Zhang J, Wang N, Zheng T, et cols. Germline Mutational Landscape in Chinese Patients With Advanced Breast Cancer. Front Oncol. 2022
LaDuca H, Polley EC, Yussuf A, et. cols. A clinical guide to hereditary cancer panel testing: evaluation of gene-specific cancer associations and sensitivity of genetic testing criteria in a cohort of 165,000 high-risk patients. Genet Med. 2020 Feb;22(2):407-415.
Lima SM, Nazareth M, Schmitt KM, et cols. Interest in genetic testing and risk-reducing behavioral changes: results from a community health assessment in New York City. J Community Genet. 2022 Dec;13(6):605-617.

Compartilhe nas mídias:

Picture of Dra. Bruna Bighetti
Dra. Bruna Bighetti

Acredito que a diferença está no comprometimento com o bem-estar do paciente, no estudo contínuo e na sensibilidade. CRM 174944/SP | RQE 94294

Comente o que achou:

Últimas notícias:

Scroll to Top